Foto: Divulgação/ Vanderlei Zampaulo

 

Estado quer obrigar famílias a contratarem profissionais para acompanharem seus filhos autistas nas escolas, caso não possam desenvolver esta atividade.

 

A segunda presidenta da Apeoesp, a deputada estadual piracicabana Professora Bebel (PT) ingressou com representação junto ao Ministério Público solicitando a revogação de decreto do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que atribui às famílias o acompanhamento dos estudantes com deficiência nas escolas estaduais. Para a deputada Professora Bebel, esse decreto aprofunda a desigualdade e exclusão, uma vez que exime o estado da contratação dos professores auxiliares, até então assegurados por meio de liminares conquistadas na justiça pelas famílias.


De acordo com a deputada estadual piracicabana, o governador editou um novo decreto no qual atribui às famílias o acompanhamento dos estudantes com deficiência nas escolas estaduais, eximindo o estado da contratação dos professores auxiliares, até então assegurados por meio de liminares conquistadas na justiça pelas famílias. “Mais do que isso, caso os familiares não tenham condições de acompanhar pessoalmente seus filhos na escola, a eventual contratação de um profissional para esta finalidade deverá ser custeada pela própria família”, critica.


Bebel diz que não aceita mais esse ataque à educação paulista. “Por isso, já fizemos uma representação ao Ministério Público e esperamos que esse decreto seja revogado, uma vez que prejudica os alunos com deficiência e penaliza as famílias”, reforça a deputada piracicabana.

Bebel, que também presidenta da Comissão e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, destaca a falta de sensibilidade do governador. “O decreto foi publicado um dia depois da celebração do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, lembrado em dois de abril. Não aceitamos mais esse ataque e vamos tomar todas as providências ao nosso alcance para que seja revogada essa medida”, declara.

Texto: Vanderlei Zampaulo/ Assessoria Parlamentar

Publicação: Enzo Oliveira/ MTV

Deixe seu Comentário