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Na última quarta-feira, 25, foi realizado nas dependências da empresa Hyundai Motor Brasil a primeira reunião do Plano de Auxílio Mútuo de Piracicaba e Região. O PAM representa um processo  de associação, sem fins lucrativos, compostos por empresas públicas e  privadas, órgãos públicos municipais, estaduais e federais, com objetivo de atuar de forma cooperada no atendimento às emergências. Por meio do PAM, as empresas, organizações, instituições civis e militares se unem para compor uma força tarefa capaz de prestar atendimento rápido e adequado a qualquer ocorrência anormal, que venha acontecer, sempre sob a coordenação de equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e SAMU, por exemplo, que são os principais atendedores de ocorrências de urgência e emergência. As reuniões são realizadas mensalmente além de simulados e eventos voltados para o treinamento para atuação conjunta em emergências.


Os objetivos principais do PAM são: planejamento, conscientização e treinamento, a fim de:

•       Diminuir o tempo de resposta e minimizar as perdas e danos em qualquer tipo de emergência;

•       Permitir atuação de forma cooperada no atendimento a uma emergência;

•       Proporcionar aprimoramento técnico, integração, troca de informações entre os participantes;

•       Auxiliar a brigada de incêndio onde o efetivo é inferior à dimensão de um possível acidente que possa surgir;

•       Assegurar e viabilizar a efetiva observância das normas pertinentes;

•       Definir ações rápidas, eficientes e coordenadas para o atendimento aos casos de emergência;

•       Integrar e otimizar  recursos.

•       Estabelecer a manutenção do constante relacionamento, a interação dos integrantes, entre si, e com as autoridades federais, estaduais e municipais responsáveis pela resposta às emergências.



Atualmente, a gestão do PAM (Plano de Auxílio Mútuo) é feita por uma Comissão Gerenciadora formada por representantes dos entes públicos e empresas integrantes e coordenada pelo Capitão Fabio Henrique Giovani, comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros de Piracicaba. As adesões são voluntárias, sem fim lucrativos e as organizações participantes assinam um Termo de Adesão após concordarem com as regras impostas em Estatuto. “Os recursos humanos e materiais colocados à disposição do PAM têm a finalidade de reforçar a capacidade de resposta de cada empresa ou órgãos integrantes, não substituindo, em hipótese alguma, a capacidade mínima da própria empresa de atendimento às emergências em sua área de abrangência, e o PAM contará com ações preventivas como treinamentos, simulados, exercícios e no mínimo contemplado com recursos materiais e humanos disponibilizados pelas empresas e órgãos participantes e descritos em resoluções específicas a serem aprovadas pelos integrantes”, relata Capitão Giovani.

Texto: Redação

Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista e Redator RMPTV

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